Acupuntura: Uma especialidade fisioterapêutica

A acupuntura é um conjunto de técnicas orientais, que visa prevenir e auxiliar diversos distúrbios e doenças.

Esta especialdade fisioterapêutica restabelece o Yin e o Yang, proporcionando assim, uma melhora na qualidade de vida do indivíduo em tratamento.

É uma técnica milenar que utiliza agulhas que são aplicadas em pontos-chaves do corpo com o intuito de aliviar as dores locais.

Muito se tem discutido sobre quem pode praticar a acupuntura. Em alguns países como Arábia Saudita e Áustria, por exemplo, apenas os médicos podem utilizar essa técnica em os seus pacientes. A OMS (Organização Mundial de Saúde) defende que a acupuntura seja multi-profissional, isto é, cada um utiliza essa técnica na sua especialidade.

Por exemplo, o médico na sua área (diagnóstico das patologias), o fisioterapeuta na prevenção e restauração da saúde, e o enfermeiro na promoção de hábitos saudáveis e assim por diante.

O fisioterapeuta foi o primeiro profissional oficialmente reconhecido como acupunturista, em 1985 por intermédio da Resolução COFFITO 60/1985. Ao longo de 21 anos de atuação do fisioterapeuta utilizando a acupuntura no tratamento dos seus pacientes, não houve nenhum relato de dano à saúde destes.

O fisioterapeuta aplica agulhas nos canais de energia ao longo do corpo visando o reequilíbrio energético. Esta técnica milenar ainda é usada no tratamento de doenças como artrite, cicatrizações e na área dermato-funcional. É a fisioterapia associada aos pontos reflexos do corpo…a saúde nos surpreende mais uma vez!

Deixe seu Comentário