Adulto precisa se vacinar

Pelo menos sete imunizantes devem ser tomados por quem já passou dos 20 anos

Se você tem mais de 20 anos, responda logo: sua caderneta de vacinação está em dia? Se a resposta é não, ou não sei, saiba que a quantidade de doses obrigatórias para adultos é grande. E algumas delas como hepatite B, dupla tipo adulto (dT), febre amarela e tríplice viral estão disponíveis nos postos de saúde.

“Muitos adultos e idosos creem que só crianças devem ser vacinadas e ignoram o risco de contraírem uma doença infectocontagiosa, como hepatite A, por exemplo”, alerta a médica Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações Regional Rio (SBIm-RJ).

O risco de pneumonia aumenta nos adultos acima de 50 anos. Mas a doença pode e deve ser prevenida por meio da vacinação. “O risco é maior devido ao declínio do sistema imunológico e aumento dos problemas relacionados à faixa etária”, explica o médico Renato Kfouri, presidente da SBIm Nacional.

ÁREAS DE RISCO

Algumas vacinas não são encontradas nos postos de saúde. É o caso da HPV, recomendada para meninas e mulheres de 9 a 26 anos, que só é oferecida em clínicas particulares. São necessárias três doses. “A vacina é capaz de eliminar em pelo menos 70% os cânceres de colo de útero”, destaca Isabella Ballalai.

Ainda há doses que devem ser tomadas antes de viagens para áreas de risco. Recomenda-se, neste caso, a vacina contra febre amarela dez dias antes do embarque. O reforço deve ser a cada dez anos.

E atenção: quem não ainda não tem uma caderneta de vacinação, para providenciá-la basta ir a uma unidade básica de saúde e começar um esquema vacinal.

(Fonte: Ciência e Saúde – O Dia)