Benefícios da massagem

A massagem traz vários benefícios para o organismo: relaxamento dos músculos tensos, alívio da dor muscular, melhora da circulação sanguínea, além de ser um instrumento importante no combate ao estresse, tão comum no mundo moderno.

A massagem não tem uma ação corretiva sobre as disfunções postural e mecânica que causam a dor. Dores nas costas devem ser tratadas com fisioterapia.

São utilizados três movimentos principais na massagem clássica: deslizamento, amassamento e tapotagem. As duas primeiras técnicas são as mais usadas nas massagens feitas em casa. A evolução das técnicas básicas da massagem deve ser feita de forma combinada, para que todo o corpo seja sentido como uma unidade orgânica, com início, meio e fim.

A técnica do deslizamento superficial constitui o início do procedimento. É feito em linhas combinadas que acompanham os contornos dos grupos musculares e do corpo humano, ou ainda, em círculos, estimulando a circulação sanguínea em direção ao coração. O contato da palma da mão com o corpo do paciente deve ser suave, constante, fluida e envolvente.

Enquanto o deslizamento tem uma ação superficial no corpo, o amassamento é feito com ambas as mãos agindo alternadamente. Toda palma da mão segura o corpo muscular apalpando-o levemente e soltando-o em seguida, para começar o toque seguinte. Massageie mais demoradamente as áreas onde há mais tensão. Termine a massagem com deslizamento feito de maneira vagarosa.

Cuidado: Não massagear sobre a coluna vertebral. Massageie suavemente, pois se o fizer de forma vigorosa, poderá ocasionar lesões nos tecidos moles.

O uso do óleo

O uso do óleo na massagem pode ir além do seu efeito lubrificante e ter um efeito terapêutico específico, dependendo da combinação de essências aromáticas – A aromoterapia.

Aromoterapia

Tensão nervosa / ansiedade – cipreste, mangerona doce, patchuli.
Antidepressivo – laranja, lavanda, flor de laranjeira.
Estimulante – coentro, manjericão, hortelã, alecrim
Relaxamento – tangerina, gerânio

Deixe seu Comentário