Caminhada e corrida – Antes de começar

Saiba o que é prudente fazer antes iniciar um programa de exercícios

Um par de tênis adequado, roupas confortáveis, alguma disposição e você está bem perto de dar os primeiros passos em direção a uma vida mais saudável.

Para iniciar com segurança, seja seu objetivo abandonar o sedentarismo ou melhorar a performance, certos cuidados são básicos. O primeiro passo é procurar um médico.

“Até quem que vai iniciar um plano de caminhada deve fazer avaliação com um especialista, que pode ser o clínico geral ou o cardiologista”, diz o professor de educação física Sidnei Batista, especialista em qualidade de vida da consultoria Ecos – Educação Corporal e Saúde.

Certamente o médico pedirá alguns exames. “Entre eles estão o ergométrico ou o ergoespirométrico, para avaliação cardiovascular e definição das frequências cardíacas de trabalho”, explica o professor de educação física Rodrigo Contó Ferreira, diretor técnico da Good Running Assessoria Esportiva, de São Paulo. O objetivo é obter parâmetros para direcionar o treinamento de acordo com a condição física de cada um.

CONHEÇA OS TESTES

Ergométrico: conhecido como teste de esforço, avalia a função cardiovascular durante o exercício. Verifica o grau de condicionamento físico, sendo útil na definição de faixas de frequência cardíaca de treino e na avaliação do comportamento do coração e da pressão arterial durante o esforço e a recuperação.

Indicação: bom para todos que iniciam uma atividade física e, conforme diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, obrigatório a partir dos 40 anos.

Como é feito: são colocados alguns adesivos (eletrodos) no tórax, ligados por fios ao computador que registra o eletrocardiograma durante o exame. Além disso, um aparelho no braço mede a pressão arterial. Pode ser feito em esteira ou na bicicleta ergométrica.

Periodicidade: uma vez ao ano, para controle da capacidade aeróbica.

Ergoespirométrico: teste de esforço cardiopulmonar que avalia o potencial aeróbio. Aponta o consumo máximo de oxigênio – conhecido por VO2max – e indica as zonas ideais para treinamento aeróbio leve, moderado e máximo. Ajuda a explicar sintomas como o cansaço e a falta de ar, permitindo diferenciar uma causa cardíaca de uma pulmonar ou da simples falta de condicionamento.

Caminhada e corrida – Antes de começar

Indicação: essencial para pessoas com problemas cardíacos e obesos que desejam fazer atividade física.

Como é feito: executado simultaneamente com o teste ergométrico, por meio da utilização de um analisador de gases acoplado a uma máscara colocada no rosto do paciente.

Periodicidade: deve ser repetido idealmente a cada seis meses, pois a saúde cardiovascular e o desempenho sofrem a influência de fatores como estresse, dieta, treinamento.

2 Comments

  1. meire 7 de novembro de 2015
  2. meire 7 de novembro de 2015

Deixe seu Comentário