Caminhada e corrida – Variando o treino

Conheça algumas modalidades para diversificar a rotina de exercícios

Andar ou correr a mesma distância, em um mesmo ritmo, todos os dias, inicialmente proporciona melhora nas condições cardiorrespiratórias.

Porém, algumas sessões de treinamento e o corpo estará adaptado ao estímulo, fazendo com que os benefícios se tornem cada vez mais limitados.

“O ideal é variar a velocidade ou a distância”, explica o professor de educação física Iuri Lage, da BH Race Assessoria Esportiva, de Belo Horizonte (MG).

Quando diversificamos o treino, variamos também a reação do corpo àquele estímulo específico. Por exemplo: ao realizamos uma caminhada ou corrida em alta velocidade proporcionamos melhora na capacidade respiratória. Já a caminhada ou a corrida longa proporciona gasto calórico elevado e naturalmente leva ao emagrecimento.

“Variar os treinos promove a evolução das capacidades físicas” salienta Lage.

Viva a diferença!

Caminhada e corrida – Variando o treino

Existem diversas formas de alternar o treinamento de corrida. Conheça as mais utilizadas:

Fartlek – treino com variação de velocidade, onde o praticante corre forte em alguns momentos e lentamente em outros, alternando as intensidades dentro de uma única sessão de corrida.

Intervalado – treino em maior velocidade, subdividido em “tiros” nos quais percorre-se distâncias pequenas, com intervalos de descanso entre elas. Na maioria das vezes esse treino corresponde a 1/10 da distância total percorrida na semana de treinamento.

Estabilizador – realizado em velocidade moderada, esse treino tem como objetivo manter o condicionamento físico. Representa 1/4 do volume ou da distância total percorrida pelo atleta durante a semana.

Regenerativo – treino em baixa velocidade, cujo objetivo é recuperar o atleta após treinos longos e fortes. Em geral, corresponde a 1/6 do volume ou da distância total percorrida na semana.

Longo – trata-se do treino de maior distância, que geralmente corresponde à metade de toda distância percorrida em uma semana de treinamento.

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