Catarata: o que é e sintomas

A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino. O cristalino é uma espécie de “lente” natural que existe dentro dos olhos e que tem a função de ajudar a córnea a focalizar o que vemos, sendo capaz de aumentar o grau das imagens de perto.

Quando esta lente natural fica opaca ou perde a transparência, a visão fica comprometida. É o caso do envelhecimento, que pode provocar a perda de transparência do cristalino, causando o borramento da visão.

É a chamada catarata, que diminui a qualidade de vida e pode levar à cegueira. É considerada a principal causa de cegueira reversível no Brasil e no mundo, especialmente em pessoas com mais de 60 anos.

O tratamento consiste na remoção cirúrgica desta lente natural para a colocação de uma lente artificial em seu lugar, proporcionando a recuperação da função normal da visão. Os pacientes submetidos à cirurgia não precisam de internação e, por ser um procedimento simples, leva-se pouco tempo, e a pessoa volta para casa no mesmo dia.

Existem vários tipos de catarata: a senil (de acordo com a idade), congênita (a criança já nasce com o cristalino “embaçado”), traumática (quando há trauma no olho) e a medicamentosa (alguns medicamentos podem acelerar o surgimento).

O principal sintoma é a dificuldade para enxergar com nitidez. No início da lesão, a pessoa vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.

(Fonte: Jornal O Dia – Caderno Saúde)