Como evitar a micose

O surgimento de micoses, principalmente durante o verão, é muito comum.

A micose é uma infecção causada por fungos que deve ser tratada com cuidados médicos.

Micoses podem acontecer quando o pé está machucado e a unha um pouco levantada, pois isso facilita a entrada de micro-organismos”.

Mas mesmo sem qualquer machucado, um ambiente de calor e umidade é bastante propício para o surgimento da infecção de pele, explica Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Os tipos de micose mais comuns aparecem, normalmente, nas unhas e dedos dos pés, mas existem outras variações, como a condição conhecida como pano branco, que pode surgir nas costas e couro cabeludo. Tem ainda a candidíase, típica das dobras do corpo.

Diabéticos têm maior pré-disposição para contrair qualquer tipo de infecção, inclusive a causada por fungos, e problemas nos pés dos diabéticos são mais graves do que o de outras pessoas.

Tratamento

Ao perceber que possui qualquer tipo de micose, o ideal é procurar um dermatologista. O tratamento pode ser tópico, que é a aplicação de pomadas ou líquidos na região da lesão. Em casos mais graves pode ser exigido tratamento via oral.

Se você não tratar a micose, ela causa muito mal-estar, odor, descamação e coceira. Além de cada vez alastrar mais e o tratamento se tornar mais difícil.

ComComo evitar a micoseo evitar a micose
As micoses nas unhas merecem bastante atenção. A unha do pé é bem complicada de tratar pela dificuldade de o remédio chegar ao ponto infectado por meio da circulação.

Se a micose não for tratada por muito tempo, os fungos podem causar alterações irreversíveis na cor e forma das unhas.