Como manter os ossos fortes e saudáveis

Alimentos ricos em cálcio devem fazer parte da dieta diária de todos nós, mas principalmente das pessoas que têm os ossos enfraquecidos.

Verduras como brócolis, mostarda, couve, alface, erva-doce, agrião, rúcula, repolho, e legumes como abobrinha, feijão e cogumelos são alguns desses alimentos necessários, ricos em cálcio.

Além destas verduras e legumes, também é preciso ingerir sempre leite e seus derivados, laticínios como o iogurte, queijo e milk shakes, por exemplo.

Ervas e temperos também complementam o sabor dos alimentos e possuem o nutriente do cálcio.

Tomar sol e vitamina D

A vitamina D é uma aliada para absorver o cálcio no organismo, e são necessários apenas 15 minutos de exposição ao sol, sem protetor, para obter os benefícios da vitamina D. Você pode tomar sol das 11 às 15 horas, de duas a três vezes por semana, e sua necessidade de vitamina D será suprida.

As atividades físicas trazem benefícios para os ossos, pois fortificam a musculação e ativam a coordenação, o que evita o risco de sofrer quedas e consequentemente, sofrer fraturas.

Menopausa requer cuidados

As mulheres devem tomar mais cuidado, pois tendem a ter uma inibição de reabsorção óssea após entrar na menopausa. Especialistas alertam para a prevenção o quanto antes, quando ainda se é jovem. Mas os homens não estão livres da osteoporose, a perda da massa óssea é mais lenta que a das mulheres, mas também necessitam de atenção para esse possível problema.

A atenção deve ser redobrada para quem consume álcool e cigarro, fatores que podem agravar a perda de massa óssea, que já é algo natural no envelhecimento.

Idosos necessitam ingerir cinco porções de cálcio por dia.

Uma Resposta

  1. Samuel 29 de julho de 2016

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