Dicas para quem tem escoliose

A escoliose é um desvio tridimensional da coluna, o que significa que a coluna além de desviar para um dos lados também faz rotação e inclinação.

O Lado encurtado é o Côncavo e o lado alongado é o Convexo.

Para diminuir os desvios causados pela escoliose indicarei alguns exercícios de alongamento e fortalecimento. (Marcha de Klap)


Como a escoliose algumas vezes também vem acompanhada de retificação das curvaturas fisiológicas (cervical e lombar), a coluna, além do desvio em S, fica reta (antero-posterior).
Veja as imagens abaixo:

A imagem ‘A’ mostra a coluna adequada, como deve ser »

As imagens seguintes reproduzem problemas como o aumento de curvaturas, a diminuição de curvaturas e o desvio lateral.

Veja:

Veja alguns exercícios para escoliose »


Tags:

Sobre o Autor: Fisioterapeuta com especialização em acupuntura. Diretora do FisioMovimento.

RSSComentários (39)

Comente esta matéria | URL de Trackback

  1. erica maria da silva sousa disse:

    por favo me ajude eu li peso em nome de jessus o q eu fasso sinto muitas dores no peito do esquedor e u pensava q era o coraçao mais nao é ,é o poblema de coluna que tenho escoliose o que eu faço pra diminui essas dores;;;;;;;;;;

  2. maria neuda dacunhaflorentin disse:

    por o favor que faço to com uma pena lessão no minisculo e o meu doutor passou para que eu fisece fisioterapia ma depois da fisioterapia doeu mais ainda ; o que eu faço obridaga.

  3. Melanie Valle disse:

    Ola Maria !
    Qual o local lesionado? No inicio da fisioterapia coloque uma bolsa de gelo, pois ele causa analgesia e vc sentira menos dor, não deixe de fazer o tratamento pois ele é necessário, converse com o profissional que esta lhe atendendo, diga que esta com mais dor e veja o que pode ser feito.
    Grata,

    Melanie

  4. Edilene Santos disse:

    Tenho escoliose e aconselho tentar se exercitar sempre, para manter a coluna flexivel. Alongamentos suaves, mas de preferencia, acompanhados por profissionais competentes.

  5. […] artigo anterior, você viu como podemos definir a […]

  6. marcela disse:

    eu tenho escoliose,e descobri a praticamente 4anos ja fiz diversas fisioterapia e uso aparelho so que a minha coluna estas do mesmo jeito, eu queria(eu quero)que minha coluna volte a postura reta,me ajudem nem posso usar roupa colada se nao aparece o meu problema e muito dificil olhar pro espelho e ver que tenho um defeito me ajudem por favor eu sei que podem
    obrigada

  7. Milena disse:

    Marcela eu tambem tenho e eu foi no medico e ele me falou que eu tenho que nadar na piscina todo dia 1 hora de relojo

  8. Lauro disse:

    Olá , tenho 20 anos e fui reprovado em um concurso público por ter escoliose, com 16 graus. Fui ao médico e ele me disse que o tratamento é por meio cirúrgico, pois a fisioterapia e RPG, são eficazes apenas na fase de crescimento. Essa informação dada pelo médico procede?

    Obrigado pela atenção.

  9. Melanie Valle disse:

    Ola Lauro!

    Busquei informações sobre o seu caso com uma professora que trata de escoliose (é uma profissional especialisada).
    Bom, o que me foi passado é: Uma pessoa de 20 anos com uma escoliose de 16º, o tratamento não é cirurgico em nenhum protocolo internacional. Uma fisioterapia com profissional especializado mais o RPG SOUCHARD- avançado de escoliose podem ajudar muito.
    Então, procure um profissional especializado em escoliose e um em RPG, faça seu tratamento que você terá bons resultados.
    Se precisar, lhe passo os contatos da minha professora.
    Se tiver mais alguma dúvida é so entrar em contato.

    Grata,
    Melanie

  10. Lauro disse:

    Muito obrigado pelo esclarecimento, vou procurar saber aqui em minha cidade, se existe algumas clínicas fisioterápicas que ofereçam esse tratamento.

    Grato,

    Lauro

  11. Lauro disse:

    Só mais uma pergunta, para começar uma fisioterapia, tem de ser por encaminhamento médico?

    Grato,

    Lauro

  12. flaviana disse:

    Bom dia Lauro!
    Que absurdo o que esse médico disse, tratamentos conservadores sempre são bem vindos,vc pde fazer uma boa fisioterapia, RPG, Pilates e tdo isso vai lhe ajudar um monte, troque de médico por favor…Qto a fazer a fisioterapia se tem que ser um médico para encaminhar sim e de preferencia um ortopedista especialista em coluna.

  13. Lauro disse:

    Boa noite Flaviana,

    Obrigado, e em relação aos exercícios, os médicos que os indicam, ou os fisioterapeutas?

  14. Melanie Valle disse:

    Ola Lauro!

    O médico ortopedista somente dá o encaminhamento, o tratamento será escolhido pelo fisioterapeuta de acordo com sua patologia.
    Não deixe de levar todos os exames que você tiver, assim o fisioterapeuta terá condição de fazer uma avaliação e posterior escolha quanto ao melhor tratamento.

    Grata,

    Dra. Melanie

  15. Melanie Valle disse:

    Ola Lauro!

    Geralmente é o médico ortopedista que encaminha para o fisio quando se faz o tratamento pelo plano de saúde, mas você pode ir a uma clinica de fisioterapia ou procurar um fisio particular e fazer uma avaliação.
    Se tiver mais dúvidas, pode entrar em contato.

    Grata,

    Dra. Melanie

  16. Lauro disse:

    Olá,

    Obrigado por todas as explicações, vou procurar o quanto antes o fisioterapeuta.

  17. joão domingos p. silva disse:

    olá conclusão da minha ressonância- Leve anterolistese de copo vertebral L3 sobre o de L4,grau I, de aspecto degenerativo.
    Espodiloartrose lombar com sinais de discopatia degenerativa, mais proeminente nos niveis L3-L4 e4 L4-L5.
    Corpo vertebral de L5 com caracteristica transicionais, articulando-se ao scro a direita.
    Hérnia discal posterior em L3-L4,com predominio paramediano/foraminal a direita,que comprime o sacro dural,e reduz a dimenssão do canal vertebral e do forame intervertebral direito neste nivél. Nota-se comprensão da raiz decendente direita de L4. Protusão posterior do disco L4-L5,com predominio paramediano a esquerda,que comprime o sacro dural,a raiz decendente esquerda de L5 e mantem intimo contato com a raiz decendente adireita de L5 neste nivél.tenho 55 anos, tem cura o que devo fazer a qual profissional devo procurar me ajude, estou preocupado.

  18. claudia disse:

    meu filho te 16 anos e percebi q ele estava com a coluna curvada e ele reclamava de dores no peito levei-o ao medico q pediu um rx e foi constatado escoliose proximal esquerda e distal direita(onde a distal é mais acentuada com angulo de 29 graus aproximados ) oque devemos fazer?já q estou tentando um encaminhamento par o ortopedista mas infelismente o SUS tudo é muito mais dificil.

  19. Amanda Sabino disse:

    Eu tenho escoliose e estou fazendo esses execicíos tenho 14 anos queria saber se tem jeito a minha curvatura eu percebo em caso que não é muito grande estou esperando chegar o grande dia qie vou ir ao médico que me viu da primeira vez fiz exames e vou voltar lá……..será que eu fazendo esses exercicios todos os dias vão me ajudar

    me respondam!!!!!!! bjs e obrigada pela importancia a atenção com nós que precisamos de ajuda
    Que Deus os abençõe

  20. vera disse:

    ola tenho escoliose na coluna e doi muito,o meu serviço fico o dia inteiro de pé,isso pode agravar mais a dor?e meus pés sao chatos tem alguma cura?pois doem demais entao quando estou de pé eu apoio um depois o outro isso é bom?

  21. Thaís Zortea disse:

    Sou acadêmica de Fisio… E tenho escoliose que adquiri na infância. Esses exercícios são ótimos! Parabéns pela dica.

  22. Melanie Valle disse:

    Olá Thais,

    Muito Obrigada !
    Estamos aqui para ajudar no que for possivel.

    Grat,

    Dra. Melanie

  23. Melanie Valle disse:

    Olá Thais,

    Obrigada, é muito bom saber que podemos ajudar.

    Grata,

    Melanie

  24. Larissa disse:

    eu descubri que tinha escoliose no começo do ano de lá para cá que minha coluna começou a “intornar”, passei por 2 otorpedistas um apenas inrrolou já o segundo disse que era de 30º ou 20º graus agora nao estou lembrada… Mas posso ter uma vida normal nao precisarei usar o colete apena seguir fazendo fisioterapia por um bom tempo ….

  25. edileiamontoraflorencio disse:

    e mais uma pergunta meu finho teve um asidente na escola ele caiu de mais de 2 metros de altura onde teve uma fratura de braço fes sirurgia apos este tombo ele pasou clamar de fortes dores nas costas levei ao medico onde foi diaginosticado uma escoliose quero saber se foi provocada pelo tombo.

  26. edileiamontoraflorencio disse:

    meu finho caiu demais de 2 metros de altura ele caiu sentado onde veio fraturar um braço fez cirurgia depois disso ele clama de fortes dores nas costas o medico disse que e escoliose quero saber se o tombo provocou este desvio na coluna

  27. Renata disse:

    Tenho escoliose sinto muitas dores mas tem médico que diz que escoliose não causa dor outro diz que causa . Um médico disse que tinha 39 graus e outro 30 , 3 desseram que tinha que operar 2 que não . Sinto além de dores nas costas no peite e canso facil um dos médicos disse que minha coluna está empurrando o pulmão o outro disse que não e eu fico confusa no meio de tantas informaçãoes . Descobri faz 1 ano e 3 meses depois de um tombo e desde então nunca mas fui a mesma , mas o médico disse que tenho desde criança >

  28. Marcus Guarnier disse:

    ola, tenho escoliose, fiz raio X em agosto e constatou sinais de artose
    interapolisaria em L5- S1 a minha coluna fica pendendo para o lado direito e força a perna esquerda ocasionando dor. Qual é a solução?

    Tenho 46 anos, trabalho em um hospital sentado atendendo o público.
    obrigado pela atenção!!!

  29. Melanie Valle disse:

    Olá Edileia,

    Não tenho como comprovar que a escoliose do seu filho seja provocada pelo tombo, pois existem vários fatores que podem causa-la como : má postura, má formação óssea, etc.. a escoliose é uma deformação morfológica (curvatura anormal) na coluna vertebral, ele já poderia ter mas não sentir dor. O tombo pode ser a causa mas também pode ter somente desencadeado a dor nas costas. Procure um médico ortopedista e um fisioterapeuta para uma avaliação mais detalhada, eles tiraram suas dúvidas e indicarão o tratamento mais adequado ao seu filho.

    Abraços,

    Dra. Melanie

  30. Melanie Valle disse:

    Olá Renata,

    Procure um profissional da área de fisioterapia, leves todos os exames que você tiver, ele fará um exame detalhado e poderá lhe informar o que causa as dores nas costas e indicar qual o melhor tratamento (Exercícios de alongamento, natação, RPG). A escoliose é a curvatura anormal na coluna vertebral, você pode ter desde criança e nunca ter sentido dores e com o tempo foi se agravando (aumentando, com isso desencadeou o quadro álgico que você está relatando.
    Não deixe de procurar o fisioterapeuta, pois sem um exame físico fica difícil lhe dizer a causa de suas dores.

    Abraços

    Dra. Melanie

  31. Melanie Valle disse:

    Ola Marcus!

    Procure um profissional de fisioterapia, leve seus exames para ele fazer uma avaliação. Após a anamnese detalhada o fisio irá lhe indicar o melhor tratamento.

    Abraços,

    Dra. Melanie

  32. Ana Paula disse:

    Tenho 34 anos tenho escoliose 41°c estou fazendo pilates e estou amando pq estica todo o corpo e alivia toda a dor…e me faz muito bem!!!!

  33. Melanie Valle disse:

    Ola Ana Paula,

    Muito bem, que bom que está conseguindo alívio no exerício, procure fazer bastante alongamento e se puder procure um especialista em escoliose ou um profissíonal de RPG.

    Grata,

    Dra. Melanie

  34. wilma barreto disse:

    tenho escolios, formação de ostófitos em L2,L3 e L4, sinto aívio das dores com a plataforma vibratória, gostaria de saber, se existe alguma contra indicação. Obrigada.

  35. Milena Miranda disse:

    Ola, poxa eu tenho escoliose a uns 5 anos descoperta, fui p fisio so 2x fiquei 1 ano sem sentir dores ai agora voltou tudoooo dores insupostaveis,no trabalho nao estou aguentando,o que eu faco? que remedio é bom para aliviar essas dores?

  36. lissandra disse:

    Eu tenho um lado da cintura maior que o outro e não dói a não ser que eu aperte. Não sei se é escoliose mas eu tenho 17 anos e me incomodo muito :'( Se for escoliose,você sabe mas ou menos quanto deve custar o tratamento?

  37. Nathasha Soares disse:

    Olá,

    Tenho escoliose desde que era criança,hoje tenho 23 anos e somente agora comecei a fazer RPG(o meu ortopedista que me indicou),porém não vejo resultado nenhum,o fisioterapeuta sempre faz o mesmo exercício besta,que eu até poderia fazer sozinho em casa(sou uma pessoa impaciente), e meu problema é bem visível e gostaria de fazer logo a cirurgia para resolver mais rápido,o Dr não me disse quantos graus tenho de escoliose,sei que a partir de 40º é recomendado a cirurgia.A minha pergunta é,caso eu tenho menos eu posso fazer a cirurgia sem problema ou não e sem tenho algum risco de…sei lá ficar sem os movimentos das pernas rsr?

    Outra coisa,o médico falou um monte de coisas sobre ter uma haste metálica na coluna…ele ainda disse que com o tempo eu ia sofrer com dores por causa da cirurgia,até chorei muito nesse dia por causa do que ele disse(tenho depressão,devido à minha escoliose),poxa ele acabou com minhas esperanças.

    Quero fazer essa cirurgia a qualquer custo,estou até juntando dinheiro,e caso não dê,estou pensando em pedir contas da empresa onde trabalho para realizar esse sonho.Podem me recomendar algum médico no País?Quanto custa essa cirurgia?

    Bjs,

  38. Nara disse:

    Olá, gostaria de um esclarecimento.
    Entao, tenho escoliose, não sei o certo de quantos graus está, sofro de dores nas costas e agora começou a doer meu tórax, minha fisioterapeuta me recomesou a fazer aulas de natação, comecei.

    Gostaria de saber se a Natação vai aliviar minhas dores nas duas regioes que citei, e se essas aulas nao vao piorar minha escoliose?

    Obrigada pela atenção!

    P.s: se vc poder me enviar a resposta pro meu Email, eu ficarei grata.

    EMAIl: narabarrosphb@hotmail.com

Comente