Dicas posturais – 1a Parte

A avaliação postural de um paciente consiste em uma das funções do fisioterapeuta. Se você nunca se preocupou com a saúde de seu corpo,  se adota  posturas incorretas e movimentos inadequados, saiba que essas são as principais causas de dores habituais.

Muitas das vezes, determinadas dores na coluna estão relacionadas à má postura, causando desconforto devido à sobrecarga e/ou distensão em tendões, ligamentos, ossos e musculatura, podendo ocasionar disfunções como posturas viciosas, lesões em discos intervertebrais e alterações musculares.

Porém, o aparecimento destes problemas e suas conseqüências podem ser prevenidos se forem aplicadas certas dicas básicas para o próprio dia-a-dia, como manter uma boa postura corporal nas mais variadas atitudes

Postura ao andar

A má postura ao andar é a causa de muitas dores. Procure andar o mais ereto possível, sempre olhando acima da linha do horizonte. Um bom treino é andar em casa com um livro na cabeça.

Postura ao telefone

Evite a torção do tronco e/ou pescoço ao atender chamadas telefônicas, nunca uso o ombro de apoio para o telefone.

Pegando e conduzindo objetos pesados

Dobre os joelhos, abaixe-se lentamente mantendo o tronco ereto e apanhe o objeto. Levante-se lentamente mantendo o tronco ereto e conserve o objeto junto ao corpo.

Postura no dia-a-dia

Procure manter a postura ereta ao esfregar o chão, passar e torcer roupa, bater bolo, colocar objetos no alto de armários, estender roupa no varal, segurar panelas pelo cabo, lustrar móveis, e fazer tricô.

Continue lendo: Dicas Posturais 2a. parte»

Uma Resposta

  1. Beatriz Ribas 7 de fevereiro de 2015
  2. Pingback: Dicas posturais – 2a. Parte 27 de setembro de 2012

Deixe seu Comentário