Exemplos de auto-massagem

1) Acalmar a mente: pressionar o polegar entre as sobrancelhas;
2) Tensão no pescoço: coloque as mãos sobre dois pontos paralelos da nuca e movimente-as na horizontal. Vá aproximando uma da outra sem deslizá-las sobre a pele. Repita o movimento por toda a extensão da coluna cervical.
3) Cólicas:posicione três dedos abaixo do umbigo, à esquerda, e pressione levemente o local por 15 segundos;
4) Dor de cabeça: pressione as têmporas com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares, a pressão das têmporas auxilia na redução do estresse, alívio de dor de cabeça e melhora na qualidade do sono;
5) Alívio de dor na coluna cervical: pressionar o lado direito da nuca com dois dedos da mão esquerda. Repetir com a mão direita no lado esquerdo da nuca;
6) Corpo inteiro: pressionar firmemente o centro da sola do pé, estimulando a região com os polegares
7) Tendinite: realizar esforço intenso ou repetitivo, como digitar durante horas, pode causar inflamações nos tendões e dores intensas. Para prevenir esse tipo de lesão basta pressionar os dedos da mão oposta bem no meio do antebraço, próximo ao cotovelo. Apertando o tendão, rotacione o braço de um lado para outro por 15 vezes. Realize o movimento por toda extensão do antebraço iniciando no cotovelo até o punho.
8) Intestino preso: deitar em uma superfície plana e colocar as mãos no abdômen, fazendo movimentos circulares no sentido horário. Depois, deixe as pontas dos pés voltadas para dentro, levante a perna esquerda o mais alto que puder e depois solte. Repita oito vezes. Não é necessário fazer o exercício com a perna direita porque o intestino é controlado pelo lado esquerdo do corpo.
9) Antiestresse: solte todo o ar do pulmão e respire enchendo, aproximadamente, 20% do diafragma. Em seguida, estufe o abdômen e solte o ar novamente. Repita 20 vezes e, se estiver deitada, mantenha os pés estendidos durante todo exercício.
10)Região lombar: deite sobre as mãos fechadas e role o corpo de um lado para o outro com cuidado. As mãos devem ser posicionadas sob o ponto dolorido da coluna. Ao invés das mãos, podem ser utilizadas duas bolinhas de tênis para fazer a massagem.
11)Pernas cansadas: flexione o pé e depois estique como se fosse pisar no acelerador de um carro. Ao mesmo tempo, vá apertando a panturrilha com as mãos e siga pelo do joelho até o calcanhar.

auto-massagem

 

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