Exercício regular reduz necessidade de remédios

Um grupo de idosos que se exercitam na Academia Carioca de Ramos, na Zona Norte, reduziram o uso de remédios para diversas doenças crônicas depois que passaram a fazer exercícios monitorados.

Os benefícios da mistura de tratamento médico e ginástica na rede de Atenção Básica estão sendo divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Levantamento feito pelo município indica que, em seis meses, dos 16.957 pacientes de Clínicas da Família com hipertensão, diabetes ou obesidade, cerca de 14 mil tiveram a glicemia e a pressão controladas, além de reduzirem o peso.

A aposentada Laurência Maria dos Santos, de 67 anos, é uma das beneficiadas. “Eu tomava seis comprimidos para hipertensão por dia; agora, só compro duas doses”, afirma ela, que passou a economizar R$ 200 por mês.

Já Nanci Siqueira, de 61 anos, se livrou da obesidade mórbida quando passou a sair da sala do consultório para o espaço com aparelhos de ginástica: “Perdi 20 quilos”, comemora a aposentada. Brigite Bonguardo explica que o trabalho na Academia Carioca é acompanhado dos prontuários clínicos dos pacientes. Com o passar dos meses, a melhora no condicionamento físico leva à prescrição de menos medicamentos.

(Fonte:  Jornal ODia – Caderno Ciência e Saúde)

Deixe seu Comentário