Médicos conseguem livrar paciente do vírus da Aids

Americano aparentemente ficou curado com terapia genética. Estudo será aprofundado

No Dia Mundial da Luta contra a Aids, hoje, uma nova esperança de cura vem de pesquisadores americanos. Eles conseguiram livrar um homem de 50 anos do HIV, submetendo-o a uma terapia experimental. Seu corpo foi capaz de controlar o vírus, mesmo após ele parar de tomar remédios do coquetel.

Algumas células do seu sangue foram tratadas com terapia genética, que as induziu a produzir substâncias que podem prejudicar a ação do gene CCR5 — proteínana superfície das células do sistema imunológico que o vírus usa como porta de entrada. Um mês depois, ele parou de tomar os medicamentos por 12 semanas.

Segundo os pesquisadores, ele teve bom resultado porque tinha mutação num dos seus dois genes CCR5, tornando o trabalho ‘mais fácil’ para a terapia. O experimento abre caminho para que os cientistas tentem reproduzir a característica genética artificialmente em outros pacientes. Em mais cinco portadores do vírus, eles não obtiveram sucesso com a técnica.

Em comemoração à data de hoje, no Rio de Janeiro, para estimular a prevenção, a prefeitura lançou a campanha ‘Fique Sabendo’. Sábado, oferecerá testes grátis para detecção de HIV e sífilis nos postos de saúde e Clínicas da Família. “O maior desafio é lutar contra o preconceito”, diz o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

Já o Ministério da Saúde lança hoje a campanha ‘A Aids não tem preconceito. Previna-se’, voltada para jovens gays. E hoje e amanhã a Secretaria estadual de Saúde faz campanha na Central, das 9h às 17h.

TESTES GRATUITOS E CONCURSO

– EXAMES
Sábado, haverá testes gratuitos de HIV e sífilis em todos os postos de saúde e Clínicas da Família do Rio. Resultados saem em dez dias, no local da coleta. Para saber qual é a unidade mais próxima, ligue 1746. O funcionamento será das 8h às 17h. Haverá distribuição de preservativos e atividades de promoção  da saúde.

– MONUMENTOS
Durante três noites, a partir de hoje, dez monumentos estarão iluminados de vermelho, entre eles Cristo Redentor e Arcos da Lapa.

– CAMPANHA NA CENTRAL
Hoje e amanhã, a Secretaria Estadual de Saúde faz campanha na Central do Brasil, oferecendo testes anti-HIV, das 9h às 17h.

– VIVA CAZUZA
A Ong Viva Cazuza lança o ‘1º Prêmio Cazuza de Vídeo’ (premio.cazuza.com.br). Jovens de 15 a 24 anos podem participar produzindo vídeo de 30 segundos sobre prevenção.

(Fonte: Ciência e Saúde – Jornal O dia)

Deixe seu Comentário