O que é Tuberculose

Doença causada pelo bacilo de Koch e transmitida principalmente por via aérea, que pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. Um paciente pulmonar não tratado pode, em um ano, infectar de dez a 15 pessoas.

Uma vez iniciado o tratamento, o paciente normalmente pára de transmitir a doença em no máximo 15 dias. O período de maior risco de se desenvolver a doença, após a infecção, se dá nos primeiros dois anos. Pessoas que vivem em condições de exclusão social e que apresentam desnutrição têm maior chance de também adoecer. São também consideradas populações de risco as que moram em presídios, manicômios, abrigos e asilos, bem como mendigos e trabalhadores que mantêm contatos próximos com doentes de tuberculose.

A Tuberculose é uma infecção no pulmão causada por agente bacteriano chamado Mycobacterium Tuberculosis

Caracteristicas:

• Periodo de latência prolongada (fica encubada)
• Pneumopatia acentuada (doença acentuada no pulmão)
• Resposta granulomatosa–inflamação crônica causada por granulomas (macrofagos que se desintegram, se transformam em cels epiteliais, vão se unir dando origem a necrose

•    Agente Etiológico

Descoberto em 1882 por Robert Kock, o Mycobacterium Tuberculosis – BK (Bacilo de Kock) possui altas concentrações de lipídeos em suas paredes, dando a ele resistência as técnicas convencionais de coloração.

Quando há suspeita de infecção pelo BK é solicitado o exame de BAAR, é colhido o material que vai ser corado com Fuccina e depois com Azul de metileno , depois é submetido ao descoloramento se ficar rosa o exame de BAAR é positivo, se não resistiu ao descoloramento fica azul e o exame de BAAR é negativo.

•    Exame B.A.A. R -> Coloração de Ziel Neelsen
Como a parede do Bacilo de Kock tem alta concentração de lipídeos, a coloração convencional (Violeta genciana) não funciona, vai ser utilizada a coloração de Ziel Neelsen.
1º colhe o material
2 º Colore com Fuccina (Rosa/Vermelho)
3º Depois descolore com álcool-ácido (Verifica outras bactérias)
Resistiu a coloração (não descoloriu) – Sim : (Rosa) => BAAR +