Óleo de planta recupera movimentos de vítimas de AVC

O óleo essencial da Alpinia speciosa Schum, planta regional do Nordeste conhecida como ‘Bastão do Imperador’ e muito utilizada na fabricação de colônias para o candomblé, tem ação relaxante que ajuda na recuperação pacientes com o sistema nervoso lesionado por doença vascular encefálica, lesões de medula, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras enfermidades que atingem a via nervosa.

A descoberta, feita em Sergipe pela fisioterapeuta Edna Aragão Farias Cândido durante a conclusão do doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), já gerou patentes nacional e internacional.

Edna Aragão, que desenvolveu pesquisas no Centro de Fisioterapia da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), avaliou quase mil grupos musculares e acompanhou 75 pacientes. Todos recobraram os movimentos. O caso mais significativo é o do lutador de jiu-jitsu sergipano João Alberto Alves, 31 anos.

Em 2007, Alves sofreu um acidente vascular encefálico após cirurgia para retirada da glândula tireoide. “Eu era independente e, de uma hora para outra, me vi precisando de ajuda para fazer tudo. Foi muito difícil”, afirma o lutador que sequer levantava da cama, mas hoje usa o andador com facilidade e faz exercícios físicos.

Em uma situação patológica, por falta de controle do sistema nervoso central, os impulsos nervosos vindos da medula para o músculo ficam acentuados, causando espasticidade (espasmos) e, ao mesmo tempo, paralisia muscular. Em sua tese, a pesquisadora mostrou que o óleo atua nos canais de cálcio, responsáveis pela contração muscular.

O excesso de cálcio promove a tensão do músculo. Sua normalização permite que o músculo contraia e relaxe normalmente, o que gera energia para novos movimentos.

13 Comments

  1. Ligia 8 de dezembro de 2018
  2. mariangela madureira ferreira garcia 20 de setembro de 2018
  3. Adalberto 10 de abril de 2018
  4. PAULO MELLO 28 de fevereiro de 2018
  5. francisco 17 de junho de 2017
    • Treepac Óleos Essenciais e Hidrolatos 17 de outubro de 2017
      • jose ramos oliveira cordeiro 30 de maio de 2018
  6. elzi da silva dutra 19 de janeiro de 2017
  7. RICARDO CARDOSO DA GLÓRIA 11 de março de 2015
    • MARIA ROSENILDA PINHEIRO 15 de janeiro de 2017
  8. Oscar 7 de maio de 2014
  9. Fhaviane 4 de agosto de 2011
    • Melanie Valle 4 de agosto de 2011

Deixe seu Comentário