Os problemas causados pela má postura

Existe algo mais importante do que melhorar a aparência.

Sem a boa postura corporal, a saúde pode ser seriamente comprometida.

Uma pessoa com má postura apresenta ombros enrolados para frente, leve cifose, conhecida como corcunda, dando a aparência de seios caídos, retroversão pélvica e retificação da coluna lombar, ou seja, a impressão de que a pessoa não tem bumbum, além da flacidez abdominal, associada a uma escoliose, que leva a um desvio da coluna, apresentando uma diferença na altura dos ombros e até a famosa gordura localizada.

Os problemas causados pela má postura corporal são muitos. Dentre eles, está a algia da coluna vertebral, que é conhecida como dor nas costas e temida por todo mundo. De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofrem de dores na coluna.

Para ter uma boa postura corporal é necessária a manutenção de três curvaturas normais da coluna: a coluna cervical (região do pescoço), a coluna dorsal (no meio das costas, região torácica) e a coluna lombar (área mais baixa, próxima ao quadril).

Na maioria dos casos, as alterações posturais ainda na infância predispõem problemas na vida adulta. Para evitar que isso aconteça, é importante que haja uma intervenção dos pais na reeducação de hábitos inadequados das crianças, como o transporte de carga excessiva de material escolar em mochilas, ou a prática de esportes sem orientações de um profissional.

Já no adulto jovem, as algias da coluna estão relacionadas a posturas inadequadas, quedas, acidentes, obesidade e problemas congênitos (escolioses). Na mulher, os desconfortos na coluna são mais acentuados no período da gestação e menopausa. Na velhice, as quedas, a artrose e a osteoporose (redução da massa óssea) são as principais causas.

Vários fatores para a dor »


Continue lendo Os problemas causados pela má postura - Parte 1 2

Tags:

Sobre o Autor:

RSSComentários (2)

Comente esta matéria | URL de Trackback

  1. Julio Cezar Pereira disse:

    muito bom

Comente