Pubalgia: causas, sintomas e tratamentos

A pubalgia é uma dor na região do quadril (pelve), que se irradia para o osso da bacia, para a musculatura do abdome e para a musculatura interna das coxas (musculatura adutora).

Saiba mais sobre essa lesão que aparece em muitos corredores e atletas profissionais.

Causa » sobrecarga de treinamento, excesso de impacto na região, desequilíbrio muscular e biomecânica incorreta do esporte

Sintoma » A pubalgia muitas vezes é confundida com dores musculares, o que torna seu tratamento mais demorado. É de extrema importância um diagnóstico preciso ainda em fases iniciais, uma vez que diagnosticada precocemente, seu tratamento será mais efetivo.

Pubalgia: causas, sintomas e tratamentos

Estágio crônico
O estágio crônico requer um tratamento conservador com fisioterapia e repouso (sem a prática esportiva) e, caso não haja o resultado desejado, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

No estágio mais avançado, a dor pode ser sentida nas costas (lombalgia) e na bacia, o que torna difícil as atividades mais simples da vida diária. Outros sintomas são dor ao tossir e espirrar, dificuldade na contração do abdominal e diminuição da amplitude de movimento do quadril.

Tratamento: repouso completo, antiinflamatórios (recomendados por um médico) e fisioterapia. Em caso de atletas de alto nível, o condicionamento físico pode ser mantido com hidroginástica, deep-running, bike subaquática, mas não se devem praticar atividades de alto impacto.

O que é o Pubis? »

Sobre o Autor: