Secretaria Municipal de Saúde realiza testes de hepatite

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realiza, nesta quinta e sexta-feira, testes rápidos para o diagnóstico da hepatite C em 58 unidades de saúde em toda a cidade. Também haverá um estande no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura, com a realização do teste para a detecção da doença.

O exame será precedido por uma palestra rápida de aconselhamento sobre o que são, como se transmitem e como podem ser evitadas as Hepatites Virais. As pessoas com exames positivos serão encaminhadas às unidades de saúde para confirmação dos resultados e, posteriormente, acompanhamento e tratamento da doença

A hepatite C é uma doença crônica, de evolução lenta e silenciosa, que pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. A maior parte dos casos da doença pode ocorrer por contaminação do sangue em transfusões realizadas antes de 1993, mas a transmissão ainda ocorre por meio de objetos contaminados com sangue, como instrumentos de manicure, em procedimentos odontológicos, realização de tatuagens, colocação de piercings, etc.

Também nesta quinta e sexta-feira, a Fiocruz, em parceria com a SMSDC, estará realizando o Fique Sabendo, com testagem rápida para as hepatite B e C e palestras informativas para a população.

A lista com as 58 unidades que vão fornecer a testagem rápida está no site da SMSDC, no link www.rio.rj.gov.br/web/smsdc. Os interessados também podem se informar sobre os endereços no telefone 1746.
(Fonte: Jornal O Dia -Caderno Ciência e Saúde)