Tomografia móvel chega aos moradores de Macaé e municípios próximos

O município de Macaé recebeu nesta terça-feira (15.08.2012), o serviço de tomografia computadorizada móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O aparelho ficará na Praça Washington Luis, no Centro, e permanece no local até o dia 25 de agosto. Os moradores dos municípios de Quissamã, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e Rio das Ostras também serão beneficiados, já que as secretarias municipais de Saúde poderão agendar as consultas para pacientes que tiverem indicação médica para realização do exame.

De 2009 até agora, foram realizadas 55.411 tomografias através do serviço móvel, beneficiando pacientes do todo estado do Rio. Antes, este tipo de procedimento – fundamental para o diagnóstico de doenças – era inacessível à população, especialmente, para moradores do interior.

O tomógrafo computadorizado móvel (TCM) funciona das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 15h. O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O serviço de tomografia móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possuem, ainda, com vestiário para o paciente. O outro aparelho de TCM encontra-se em Barra do Piraí e fica na cidade até 18 de agosto.

Rapidez e conforto – Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.

Agendamentos – Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

(Fonte: Jornal O Dia – Caderno Ciência e Saúde)

Deixe seu Comentário