Tratamento para osteoporose

TRATAMENTO

–  Terapia de reposição de estrógeno
– Exercício
– Ingestão adequada de cálcio

Ingestão adequada de Cálcio

A baixa ingestão deste mineral ao longo da vida é fator de risco relevante para o desenvolvimento da doença.

É importante a quantidade de cálcio na alimentação diária. Tal colocação não se aplica ao leite de vaca, que, por ter difícil digestão enzimática no humano, não é indicado como fonte deste mineral. Além disso, ele também prejudica a absorção de outro mineral importante nesse tratamento que é o magnésio.

No lugar do leite de vaca, deve ser incentivado o consumo de iogurte e coalhada caseira que, além de possuírem maior quantidade de cálcio, têm absorção intestinal mais adequada.

Fontes de Cálcio – casca de ovo em pó, gema de ovo, leite desnatado em pó, queijo prato, queijo minas, melado de cana, folhas de brócolis, sardinha, siri, salmão, ostras, camarão, fígado, acelga, agrião, couve-flor, espinafre, repolho, aspargo, alface, cebola, soja, broto de alfafa, couve, feijão verde, feijão, lentilha, quiabo, tomate, algas marinhas, levedo de cerveja, nozes, abacate, banana, coco, figo, limão, ameixa, gergelim, pêssego, ameixa seca, abacaxi, passas, avelã, aveia, tofu, salsa.

Ingestão adequada de Magnésio

A falta desse mineral está associada à osteoporose. Deve ser suplementado com cálcio na proporção 2 cálcio: 1 magnésio.

Fontes de Magnésio – grão de bico, verduras verde escuras, carnes, peixes, aves, ovos, camarão, leite e derivados, nozes, cereais integrais, aveia, germe de trigo, milho, amêndoas, mel, caqui, ameixas, pêra, pêssego, lima, limão, laranja, maçã, uva, banana, aspargo, quiabo, cenoura, beterraba, repolho, couve-flor, pepino, salsa, hortelã, feijão, lentilha.

Ingestão adequada de Cobre, Zinco e Manganês

Estes minerais funcionam como co-fatores de enzimas envolvidas no metabolismo da matriz orgânica.

Fontes de Cobre (Cu)leguminosas, farinha de trigo, ameixas, carne bovina, vísceras, frutos do mar, cereais integrais, amêndoas, folhas verdes escuras, gema de ovo, nozes, castanha do Pará, bacalhau, salmão, milho, beterraba, alho, rabanete, laranja, cogumelos, melado, aveia, farinha de centeio, figo, ameixas.

Fontes de Zinco (Zn)

Fontes de Manganêsagrião, aveia, grãos integrais, pêssego, alho, algas, gema de ovo, nozes, ervilhas, castanha, soja, milho, cevada, legumes, amêndoas, folhas de beterraba, damasco, abacate, banana, feijão, chá.

Ingestão adequada de Vitamina C

Esta vitamina é importante para a produção de colágeno, além de facilitar a absorção do Cálcio.

Em mg / 100 g:

Ingestão adequada de Vitamina D

Esta vitamina aumenta a absorção intestinal de cálcio.

Fontes de vitamina Dóleo de fígado de bacalhau, manteiga, cogumelos, leite, salmão, sardinha, atum, gema de ovo, queijo, germe de trigo e iogurte.

Ingestão adequada de Vitamina K

Participa da síntese da osteocalcina, que é uma proteína fundamental para a deposição mineral na matriz óssea.

Ingestão adequada de Boro

O papel do boro na osteoporose não está totalmente estudado, mas existem evidencias de que este mineral previne a perda urinária de cálcio.

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